Sequencia de atividades - “ O macaco e a onça” 5º ano

O macaco e a onça


Habilidades
1 Leitura  de conto e entendimento oral do conto.
         O.D.  Ler o conto popular 
                                                                       Fazer  oralmente o entendimento
1.     Narrar fatos, experiências pessoais e histórias conhecidas considerando a causalidade e a temporalidade.

2.     Manifestar e acolher opiniões sobre temas trabalhados.

3.      Utilizar adequadamente a linguagem nas diferentes situações de comunicação.

4.     Descrever as características de personagens, fatos e situações.   




    O MACACO ANDOU FAZENDO POUCO-CASO DA ONÇA. 
    - VOU DAR CABO DESSE DANADO - , PENSOU A ONÇA, POR CONTA!
    E FEZ CORRER O BOATO DE QUE HAVIA MORRIDO. O MACACO FICOU LOUCO PARA VER A DEFUNTA. MAS, COMO SEMPRE, ESTAVA DESCONFIADO:
    - HUM! ESTA MORTE NÃO ME CHEIRA BEM...
    FOI CHEGANDO À CASA DA ONÇA E VIU OS PARENTES DELA CHORANDO. BEM A SALVO, PENDURADO NUM GALHO DE ÁRVORE, INDAGOU:
    - A FALECIDA JÁ ESPIRROU?
    - POR QUE? - PERGUNTARAM OS PARENTES.
    - ORA, QUEM MORRE SEMPRE DÁ SEU ÚLTIMO ESPIRRO... - COMENTOU ELE, MATREIRO.
    A ONÇA OUVIU TUDO. FINGIA-SE DE MORTA PARA AGARRAR O MACACO. E, CAINDO NA CONVERSA DELE, TRATOU DE ESPIRRAR: - ATCHIM!
    E O MACACO? SAFOU-SE GRITANDO:
    - ESTÁ VIVA, MAROTA! ONDE JÁ SE VIU DEFUNTO ESPIRRAR?
    A ONÇA LEVANTOU-SE, FURIOSA E O MACACO CONTINUOU A SE GABAR DE SUA ESPERTEZA.

           Entendimento oral
  • Explorar a características dos contos de esperteza. ( O animal mais fraco utiliza - se da inteligencia para vencer o mais forte.)
  • Observar como seria o cenário, onde o conto se passa. ( informação implícita)
  • Informar que este conto popular,primeiro foi  contado oralmente, depois al - guém o escreveu. Neste caso não há o autor.
  •  Discutir qual a relação de conflito e o desfecho da história.


                                       

3  Entendimento escrito

HABILIDADE
1.     ( D 6 ) Identificar o tema de um texto.

2.     ( D 9 ) Identificar a finalidade de diferentes tipos de textos- contos.

3.     Reconhecer a importância do domínio de vários usos da fala, dos mais coloquiais aos mais formais.

4.     ( D 1 ) Localizar as informações explícitas em um texto.

5.     ( D 4 ) Inferir uma informação implícita em um texto.

6.     ( D 7 ) Identificar o conflito gerador do enredo e os elementos que compõem uma narrativa.

( D 14 ) Identificar o efeito de sentido decorrente do uso da pontuação e de outras notações.   


  • O.D. Depois de explorar oralmente o conto, elaborar questões.  Iniciando com perguntas simples e claras para que mesmo os alunos alfabéticos na listagem consigam responde - las  com autonomia.

  1.  Qual o título do texto.
  2. Qual  o autor do texto?
  3. Quem são as personagens do texto?
  4. O que quer dizer  "Fazer  pouco da onça" ?
  5. O macaco é muito esperto, mas a onça queria dar - lhe uma lição. O que a onça planejou? O plano deu certo? Justifique sua resposta.




3 ATIVIDADES DE GRAMÁTICA  (continuação da anterior )
( SINÔNIMOS  E ADJETIVOS)
 HABILIDADES  

  • Compreender a função dos adjetivos no texto
  •      Pesquisar palavras desconhecidas, engraçadas e difíceis utilizadas pelo autor em textos bem escritos, percebendo o sentido das mesmas. 
OD.  

  • Partindo da leitura do texto  responder perguntas relacionadas a localização ( parágrafos, sinônimos e adjetivos)
  • No final das atividades  registrar os conceitos trabalhados em cartazes. 





1 Encontre no texto um adjetivo para o macaco e outro para a onça. Dê um sinônimo para eles.


2  Liste 3 palavras que você não conhece o significado. Escreva o que você acha que 
é. Procure no dicionário e escreva v se você acertou ou f se não for o correto.


3   Copie o 4º parágrafo substituindo por sinônimos.



                                         Segmentação

           Ler e escrever trecho do texto ( segue abaixo o Link com trecho para imprimir.)


          Enfoque na pontuação


Foi chegando à casa da onça e viu os parentes dela chorando. Bem a salvo, pendurado num galho de árvore, indagou: - A falecida já espirrou?  - Por que? - perguntaram os parentes.  - Ora, quem morre sempre dá seu último espirro... - comentou ele, matreiro. A onça ouviu tudo. Fingia-se de morta para agarrar o macaco. E, caindo na conversa dele, tratou de espirrar: - Atchim!   E o macaco? Safou-se gritando:


http://www.4shared.com/file/h2Xlq6qq/reescrever_trecho_de_conto.html


Enfoque na leitura
http://www.4shared.com/file/BbNK6b3k/segmentao_de_frases.html






4 – LEITURA DE IMAGEM

O.D. Observar reprodução da obra do artista regional Guataçara 


 5 –RELEITURA DE IMAGEM



 

6 - Leitura de biografia  do artista Guataçara
OD. Roda de conversa sobre o que observamos na imagem. Logo após listar em duplas no caderno meia pauta o que vemos na imagem. 



O Artista
Guataçara Monteiro, artista plástico autodidata. Nasceu em Castanhal no Pará, dia 11 de abril de 1984. Hoje radicado em Igaratá - SP, atua também como professor de artes, empresário e focalizador de Danças Circulares e Jogos Cooperativos.

Desde criança desenvolveu sua habilidade artística confeccionando pipas, mas foi a
partir de 2000 que começou a trabalhar com pinturas, cartões e colagens e iniciou uma vasta pesquisa sobre as danças folclóricas, arte indígena e a cultura do povo do Pará e
da Amazônia.

Com o amadurecimento de seu trabalho, hoje, levado a vários países, esse jovem e empreendedor artista têm uma micro empresa, uma ecomarca e um espaço cultural chamado “GUATAÇARA BRASIL” na cidade de Jacareí/SP.

Centenas de escolas e creches em São Paulo, Minas Gerais, Espírito Santo e Rio de Janeiro já incluíram a sua arte no currículo escolar, sempre com ótimos resultados no desenvolvimento da criatividade e cognição infantil.

Cerca de 40 mil crianças só na educação infantil já conheceram suas obras de arte em sala de aula, ajudando-as a aprender de forma divertida e criativa conteúdos de várias disciplinas como: artes, língua portuguesa, matemática e meio ambiente.

                                       LINK  DO SITE DO ARTISTA



http://guatacarabrasil.com/o_artista.htm 




                             7 -   CARTA COLETIVA PARA ARTISTA GUATAÇARA



8  Atividade com dificuldades ortográficas  m antes de p e b.
O.D. Ler o texto para os alunos







9  DRAMATIZAÇÃO DO TEXTO

O.D. Os alunos recontam o texto dramatização o conto popular.

10 – TEXTO COLETIVO - REGISTRO DE RECONTO INDIVIDUAL

O.D. 
  • Os alunos recontam a história " o macaco e a onça " .


11 – REESCRITA DE CONTOS
( Diversos portadores de texto)

O.D.    Casa aluno faz o registro escrito em diferentes formas de registro ( sulfitão, folha de sulfite, livrinho) em leitor experiente  faz a leitura para a s crianças ilustrarem e perceberem a diferença entre as formas de registrar um mesmo conto.




12 - RODA DE CONTOS POPULARES

13 - LEITURA DE FICHA DE ANIMAL

O.D. Ler a ficha do animal ( macaco) com os alunos


 ficha do bicho
Nome popular: Macaco-aranha, cuatá

Nome científico: Ateles paniscus

Quanto pesa: 8 quilos

Quanto vive: 20 anos

O que come: Frutas, insetos, verduras

Filhotes: Um, gestação de 139 dias











 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar...